Unidade de Cuidados Continuados

Mensagem do Provedor
O aumento de Esperança de vida e o envelhecimento da população nos nossos dias dando origem a novas necessidades em saúde, agravando necessariamente os familiares e sociais. Aparecem doenças crónicas incapacitantes e pessoas com doenças incuráveis em estado avançado, que os familiares não têm capacidade de ultrapassar.
O recurso aos hospitais é uma situação frequente para estes doentes, mas os hospitais pouco podem fazer, porque são doenças crónicas e o tratamento pode ser feito sem menor qualidade de serviço mas com menor custo; numa unidade de cuidados continuados de saúde.
E foi para atender ao novo paradigma, que a Santa Casa da Misericórdia aceitou o desafio do Secretário de Estado da Saúde de então para abertura da UCC em 2008 com 17 camas, número insuficiente para a sustentabilidade da ULDM. Hoje graças ao fundo da Rainha D. Leonor, foi possível acrescentar mais sete camas, passando a capacidade para 24 doentes. Com um quadro de pessoal competente a todos os níveis presta-se um serviço de qualidade, que é reconhecido pelas instâncias superiores de Saúde e Segurança Social e principalmente pelos utentes e familiares que é o mais importante.

João Alves Pereira

Informação Geral
– O que são os cuidados continuados integrados?
São os cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situação de dependência. Estas intervenções integradas de saúde e apoio social visam a recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.

Os cuidados continuados integrados têm custos para os utentes?
Os tratamentos de saúde são assegurados sem custos para o cidadão. Apenas os custos relativos aos cuidados de apoio social são cobrados, quando se justificar, em função dos rendimentos do utente.
O internamento em unidades de convalescença e em unidades de cuidados paliativos não tem custos para o utente. Nos casos de permanência em unidades de internamento de média e de longa duração os custos dependem da capacidade económica de cada utente e família.

Quais são os objectivos da RNCCI?
Prestar cuidados continuados integrados a pessoas em situação de dependência;
Investir no desenvolvimento de cuidados de longa duração, promovendo a distribuição equitativa das respostas a nível territorial;
Qualificar e humanizar a prestação de cuidados;
Potenciar os recursos locais e apoiar a criação de serviços comunitários de proximidade;
Ajustar ou criar respostas adequadas à diversidade que caracteriza o envelhecimento individual e as alterações de funcionalidade.

Onde são prestados os cuidados continuados integrados?
A RNCCI é formada por um conjunto de instituições públicas e privadas que prestam cuidados continuados no local de residência do utente e, quando tal não for possível, em locais especificamente equipados para o efeito.

A UNIDADE DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE RIBEIRA DE PENA

• Internamento previsível superior a 90 dias consecutivos (<180).
• É constituída por 12 quartos, no total de 24 camas.

Serviços Prestados

A unidade de longa duração e manutenção é gerida por um técnico da área da saúde ou da área psicossocial e assegura:
Atividades de manutenção e de estimulação;
Cuidados de enfermagem diários;
Cuidados médicos;
– Prescrição e administração de fármacos;
– Apoio psicossocial;
-Controlo fisiátrico periódico;
-Cuidados de fisioterapia e de terapia ocupacional;
-Animação sociocultural;
-Higiene, conforto e alimentação;
-Apoio no desempenho das atividades da vida diária;
– Apoio nas atividades instrumentais da vida diária.

Como é o processo de admissão?

O processo de admissão é da competência das equipas coordenadoras locais constituídas por representantes da administração regional de saúde e da segurança social em articulação com a coordenação a nível regional.

Menu